Olimpíadas

OLIMPÍADAS

Um esporte com o alcance do vôlei de praia não demoraria a ser incluído no programa oficial das Olimpíadas. Após a profissionalização da modalidade, entre o fim da década de 1980 e o início da década seguinte, o pontapé inicial aconteceu nas areias de Barcelona, quando durante os Jogos de 1992 o vôlei de praia apareceu como esporte de exibição.
 
No ano seguinte, o então presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, esteve no Rio de Janeiro para a etapa brasileira do Circuito Mundial e, entusiasmado com o clima altamente positivo, elencou o vôlei de praia ao nível de esporte olímpico. Desde então, o sonho de todo atleta das areias passou a ser representar seu país na principal competição do planeta, e as Olimpíadas tem forjado heróis nacionais.
 
Logo na primeira participação da modalidade, em Atlanta 1996, Jackie Silva e Sandra Pires fizeram história em uma final 100% verde e amarela contra Adriana Samuel e Mônica Rodrigues, e conquistaram a primeira medalha de ouro feminina do Brasil em Olimpíadas. O Brasil, aliás, é o país com maior número de medalhas nos Jogos, com dois ouros, seis pratas e três bronzes - além do ouro feminino em Atlanta, Ricardo e Emanuel subiram ao topo do Olimpo em Atenas 2004.
 
Atualmente, o vôlei de praia figura entre os esportes mais populares dos Jogos, sempre com alta procura por ingressos. O rol de lendas da modalidade conta com nomes como o de Emanuel, o único atleta em atividade a participar de todos os cinco torneios olímpicos, e ainda da dupla norte-americana Kerri Walsh e Misty May, que conquistou a medalha de ouro nas últimas três edições das Olimpíadas.
 
Em 2016, a competição será disputada nas areias da mítica Praia de Copacabana, cartão-postal do Rio de Janeiro e um dos berços da modalidade.
 
Todos os campeões olímpicos
 
Atlanta 1996
Kent Steffes/Karch Kiraly (EUA) - Jackie Silva/Sandra Pires (EUA)
Sidney 2000
Dain Blanton/Eric Fonoimoana (EUA) - Natalie Cook/Kerri Pottharst (AUS)
Atenas 2004
Ricardo/Emanuel (BRA) - Kerri Walsh/Misty May (EUA)
Pequim 2008
Todd Rogers/Phil Dalhausser (EUA) - Kerri Walsh/Misty May (EUA)
Londres 2012
Julius Brink/Jonas Reckermann (ALE) - Kerri Walsh/Misty May (EUA)