Circuito Mundial

  • Crédito: FIVB

    Madelein Meppelink.preside a associação, a fim de que os atletas sejam ouvidos.

Jogadores se unem contra "fim" do vôlei de praia

Alguns dos principais nomes, incluindo medalhistas olímpicos, querem mudar o Circuito Mundial
Por: Redação - 08/02/2018 19:15:29

A insatisfação contra o formato do Circuito Mundial, que passou a adotar torneios com uma, duas, três, quarto e cinco estrelas, reduzindo a premiação aos atletas, levou cerca de 100 importantes nomes do esporte a se unirem para pedir mudanças na gestão do vôlei de praia pela FIVB.

Os atletas criaram a Associação de Jogadores de Voleibol de Praia (IBVPA, da sigla em inglês) e em seu primeiro comunicado bateram duro no modelo adotado em 2017 pela FIVB. "A temporada de 2017 não atendeu as expectativas dos atletas e das partes interessadas no vôlei de praia, com torneios cancelados, uma queda significativa no prêmio em dinheiro e mudanças na estrutura dos torneios", disseram.

O surgimento da associação foi noticiado primeiramente pela agência de notícias Associated Press. Integram a IBVPA nomes como os de Kerri Walsh Jennings, April Ross, Phil Dalhausser, Madelein Meppelink, Anouk Verge-Depre, Robert Meeuwsen e Barbará Seixas. Boa parte dos que encabeçam a associação são medalhistas olímpicos.

Quem preside a associação é a holandesa Madelein Meppelink. "O sucesso do voleibol de praia nos jogos olímpicos do Rio 2016 e Londres 2012 mostra que o esporte tem um enorme potencial para crescer. No entanto, as mudanças foram feitas sem a participação dos jogadores, apesar do impacto em seus meios de subsistência", afirma a IBVPA.

A associação ainda alega que desde que o voleibol de praia passou a ser disputado em jogos olímpicos – em 1996 – tem se revelado uma modalidade popular, porém sem o devido reconhecimento da FIVB, gerando dificuldades para os atletas entre uma olimpíada e outra. A FIVB não comentou sobre o surgimento da IBVPA.


Gol Linhas Aéreas Nissan
Compartilhe



Veja também...

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade